defensoria pública
A Defensoria Pública é essencial à função jurisdicional do Estado, pois é encarregada de prestar orientação jurídica aos necessitados, que assim não considerados por apresentarem insuficiência de recursos financeiros. Muitas vezes a Defensoria pode ser encarada como a porta de entrada do indivíduo para o exercício pleno de sua cidadania.
É necessário esclarecer de plano uma questão: a Defensoria deve prestar à sociedade assistência jurídica gratuita, e não judiciária. A primeira relaciona-se a prestação de serviços relativos à consultoria e orientação jurídicas. Ou seja, visa solucionar conflitos de interesses de forma extrajudicial. Já a assistência judiciária está ligada apenas ao diálogo entre o cidadão carente de recursos e o Poder Judiciário.
A atuação do defensor público não se limita apenas em garantir o acesso formal ao Judiciário. É algo muito mais abrangente, pois o defensor atua em todos os casos onde houver lesão ou desrespeito aos direitos do cidadão, como direito dos presos, direitos da criança e do adolescente, direitos da mulher e da família e mediação de conflitos e outros.