De acordo com as entidades da área da educação a homologação das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia representou um avanço histórico no campo da formação dos
Além de promover conhecimentos para a função de professor, também o prepara para a Gestão tanto em âmbito educacional, quanto Gestão de pessoas.
Consolidam o conhecimento adquirido nos últimos vinte anos e estimulam a preocupação e o pensamento em relação aos questionamentos quanto à formação e preparo dos pedagogos.
Exige e assegura a preparação e desenvolvimento de aptidões do docente referente não só aos alunos, mas também o preparando para recuperar, avaliar e envolver a família e a sociedade na participação dos conselhos escolares. Assim estará envolvendo toda a comunidade no processo educacional do estudante.
É afirmado que a formação para ser professor de qualidade será obtido integralmente no curso de pedagogia.
Forma-se também um Comitê Nacional de Educação e do Conselho Nacional de Educação acompanhando a implementação das diretrizes e também propondo políticas no campo da formação dos profissionais de educação.
Os maiores avanços com a Homologação da LDB é valorizar o profissional da educação, proporcionando um espaço na Universidade para adquirir conhecimentos de qualidade e conseqüentemente melhor formação. Transformando-o num profissional mais competente e questionador quanto a seu papel em sua área e também na sociedade.
Também este educador é preparado para a Gestão escolar ou de outros setores onde há a necessidade do pedagogo, não necessitando de um curso à parte para mais essa especialização.
Essas leis contribuem para valorizar o papel de professor perante o meio acadêmico, aumentando sua autoestima e estimulando o desejo de saber e se preparar cada vez