introdução aos estudos da educação
Os Principais Indicadores do Avanço Histórico no Campo da Formação dos Profissionais da Educação
De acordo com as entidades da área da educação a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia representou um avanço histórico no campo da formação dos profissionais da educação, em especial, para a formação de professores para Educação Infantil e Anos Iniciais para o Ensino Fundamental e na formação de profissionais para as funções de planejamento, administração, supervisão, inspeção e orientação educacional.
Tal avanço pode ser identificado a partir das quatro colocações apontadas a seguir pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação:
• Definem de maneira explícita que o curso de Pedagogia, enquanto uma licenciatura estrutura-se no lócus privilegiado, para a formação de professores, para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
• Determinam que essa formação para o exercício do magistério deve estabelecer relações entre a formação para a produção do conhecimento em educação e gestão escolar sob o ponto de vista democrático, dissipando as antigas modalidades que dividiam tal formação em, professores e técnicos em educação onde, um recebia certificado de licenciatura e o outro de bacharelado.
• Reconhecem na produção teórica dos último vinte anos para a formação de professores, a importância de desenvolver procedimentos sólidos formativos, teóricos e interdisciplinares que possibilitem a atuação coletiva do profissional.
• Consolidam as experiências históricas construídas ao longo dos últimos vinte anos nos cursos de Pedagogia que executam processos formativos que envolvam a formação dos professores com a multidimensionalidade da escola como um todo.
É importante o conhecer os avanços no curso de Pedagogia para uma formação mais ativa e crítica-reflexiva por parte dos futuros