Introdução aos Estudos da Educação
Da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Sob orientação do professor pós-doutor Alonso Bezerra de Carvalho
Éder Bruno Cunha
1º ano (noturno)
ASSIS – 2015
1. O Consumo de Drogas por Crianças e Adolescentes
As instituições de ensino hoje são alvo de problemas factuais que afligem a educação e colocam-na no centro de discussões, das mais importantes dela, as drogas são o mote para reflexão na seara educacional e fora dela.
A inaptidão dos professores ao lidar com a questão é visível ao se deparar com a falta de controle quanto ao que tange a eles como educadores e figuras de importante relevância para formação da criança e do adolescente, mesmo que não seja o protagonista nessa formação, que é o papel dos pais, reconhece-se que a quem se atribui essa difícil missão é ao corpo docente. O despreparo dos professores com o frequente problema das drogas é tratado veladamente e até com certo desconhecimento acerca do assunto por eles, o que acaba gerando a desinformação ao aluno que acaba por se perder e sofrem com a opressão de um sistema repressivo igualmente despreparado.
Há de se enfatizar a problemática droga como ela realmente é! A dependência, que por ignorância é retratada como causa e efeito conscientes do usuário na verdade esconde uma questão que é patológica, o tratamento do individuo é eficaz e solucionável, porém acaba por trazer consequências que por vezes podem ser irreversíveis, tais quais, abandono e desinteresse pela escola, desqualificação laboral, exclusão social num panorama geral.
A maneira como um professor vai trabalhar isso em seu aluno é um desafio, adquirir confiança, fazer da sala de aula não só reduto de frias formalidades de ensino, mas também do acolher, do apontar caminhos, valores e saberes aquém dos aprendidos ali. Programas de prevenção, uma conversa amigável, um olhar mais atencioso ao discente são medidas que quando bem trabalhadas alcançam