Trabalho SPED TI
O mundo contemporâneo está passando por grandes transformações, dentre elas, a tecnologia da informação que está trazendo grandes revoluções à gestão empresarial. No Brasil, observa-se que o Governo está empenhado em melhorar seus serviços fornecendo por meio da tecnologia da informação e comunicação novos sistemas de relacionamento com o contribuinte. Diante disso, surgiu o SPED.
O SPED foi instituído pelo Governo brasileiro por meio do Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, e faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento; tem como objetivo a melhoria do controle de processos e apoio ao fisco, permitindo maior rapidez de acesso às informações dos contribuintes tendo uma fiscalização mais efetiva das operações, com o cruzamento de dados de auditoria eletrônica.
Com a implantação do SPED, os contribuintes não passarão mais as informações para cada um dos órgãos fiscalizadores em papel, e sim por meio de um sistema digital online. Os arquivos irão para uma base de dados única, e, serão compartilhados pelo fisco e demais órgãos autorizados. O Governo federal, os Estados e as instituições autorizadas poderão acessar diretamente o sistema, obtendo as informações desejadas.
Diante desse contexto, o presente trabalho apresentará uma abordagem conceitual acerca do Sistema de Escrituração Digital – SPED e as principais mudanças decorrentes da implantação deste sistema, contribuindo para o entendimento do novo ambiente empresarial.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 A tecnologia da Informação e a Contabilidade
A tecnologia da informação nos últimos anos propiciou grandes avanços principalmente com a evolução da informática e da internet, e tem sido um grande ponto de preocupação das empresas, pois diante de um novo cenário, investir na qualidade desta área é fator competitivo.
A Contabilidade e a Tecnologia da Informação, mais precisamente os sistemas integrados, estão interligados, sendo um objeto facilitador dos trabalhos contábeis, atuando com