Resumo do Plano Diretor
Paralelo às atividades presenciais que fizeram parte de todo o processo participativo de revisão do PDE e para permitir maior acesso aos dados, resultados, agenda, notícias e arquivos, sempre disponibilizados em formato aberto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) lançou o Gestão Urbana que trouxe todas as informações referentes ao processo e etapas da revisão participativa do PDE, além de disponibilizar ferramentas participativas como formulário de propostas online, mapa colaborativo e uma minuta colaborativa.
Os números somados demonstram que as atividades realizadas pelo Executivo e Legislativo, entre atividades participativas presenciais (seminários, oficinas, audiências públicas e diálogos com segmentos) e as Plataformas Participativas Digitais, excederam de forma inédita o estabelecido por Lei. Tal processo foi, desde o início, pactuado com a sociedade civil e o Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU). No total, foram realizadas 114 audiências públicas que contaram com a participação de 25.692 pessoas, que deram 10.147 contribuições para o aprimoramento do plano. Foram 5.684 propostas feitas nos encontros presenciais e outras 4.463 feitas pela internet em ferramentas como o site Gestão Urbana, sendo 1.826 por fichas online, 902 pelo mapa colaborativo, 1.204 na minuta participativa disponibilizada na rede e 531 no site da Câmara.
Entenda os objetivos do plano
O principal objetivo do novo PDE é humanizar e reequilibrar São Paulo, aproximando moradia e emprego e enfrentando as desigualdades sócio territoriais. Para atingir esses objetivos é necessário combater a terra ociosa, que não cumpre a função social; implantar a