A determinação da renda nacional
TRABALHO DE MACROECONOMIA
A Determinação da Renda Nacional: conceitos básicos
Professor:
Beutrano de tal
Aluno:
Fulano de tal
Curso
Quantificando a renda nacional
A economia é uma variável que afeta tudo e todos e é estudada através de estatísticas macroeconômicas, como PIB, Inflação, Desemprego, entre outros. Macroeconomia não é como a microeconomia que estuda especificamente uma família ou uma empresa. Ela estuda a economia como um todo, ou seja, todas as famílias e empresas interagindo.
Renda e Despesa da Economia
Para medir o sucesso econômico de um pais é preciso saber a sua renda. E para saber como esta a renda dessa nação é utilizado o PIB (Produto Interno Bruto). Ele mede duas coisas ao mesmo tempo: a renda total gerada na economia e a despesa total com os bens e serviços produzidos na economia. Mas o PIB só consegue medir essas variáveis ao mesmo tempo porque elas são exatamente iguais. Isso porque, uma transação precisa ter duas partes: a que compra e a que vende. Ou seja, o comprador gasta e o vendedor lucra, simples assim. Existem duas maneiras de calcular o PIB. Uma é somando a despesa de todas as famílias a outra é somando as rendas pagos pelas empresas. Como todas as despesas no final são a renda de alguém, o resultado acaba sendo o mesmo.
Calculo do Produto Interno Bruto
Sabe-se que o PIB é basicamente o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um pais em um dado período. Parece simples, mas há vários aspectos que devem ser levados em consideração ao calcular o PIB. A soma do PIB inclui tanto bens tangíveis, como eletrodomésticos e automóveis, quanto serviços intangíveis, como tratamento dental e shows, utilizado o preço de mercado, obtendo uma única medida. Porem, alguns produtos são excluídos do calculo do PIB por serem de difícil medição, como drogas ilegais e produtos produzidos pela pessoa para consumo próprio, mesmo porque esses produtos não possuem notas