Responsabilidade social / marketing social na unilever
O mundo está vivendo uma mudança social, econômica e ambiental sem precedentes. Os desafios globais nos temas pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e doenças estão ficando mais graves e complexos, enquanto os efeitos das mudanças climáticas se fazem sentir em todos os continentes.
Para algumas companhias, isto representa uma ameaça, mas, para outras é uma oportunidade enorme de inovação e crescimento.
Muitos dos desafios sociais e ambientais do mundo se fazem sentir de uma forma mais intensa nos países em desenvolvimento e países emergentes. Por exemplo, são esses os países que irão sofrer os piores efeitos das mudanças climáticas. No entanto, devido à sua taxa de desenvolvimento econômico, estes também são os mercados que serão a principal fonte de crescimento para as empresas no futuro.
As companhias que puderem desenvolver produtos que atendam às necessidades funcionais dos consumidores, tendo simultaneamente em conta estes desafios sociais e ambientais, estarão em melhores condições de crescer do que aquelas que não o fizerem.
Outra tendência significativa nos últimos anos foi o surgimento dos “consumidores conscientes” – pessoas que querem fazer uma diferença positiva para o mundo por meio das marcas que escolhem para comprar. Estas pessoas passaram de um grupo minoritário de consumidores que geralmente procuravam uma pequena seleção de marcas de nicho, para um movimento mais dominante que envolve um grande número de pessoas, que agora procuram de forma ativa produtos com benefícios sociais e ambientais positivos ou que evitam aqueles que são percebidos como de impacto negativo.
Tudo isso faz com que cada vez mais as empresas busquem fazer com que a sua marca possua uma imagem boa diante da sociedade produzindo o chamado marketing social e dentro desse contexto se enquadra a empresa estudada adiante a Unilever.
2. APRESENTANDO A EMPRESA: UNILEVER
A Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante