Determinação da renda e do produto nacional: o lado monetário
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: ECONOMIA
DETERMINAÇÃO DA RENDA E DO PRODUTO NACIONAL: O LADO MONETÁRIO
ITABUNA – BA
2012
DETERMINAÇÃO DA RENDA E DO PRODUTO NACIONAL: O LADO MONETÁRIO
Resumo da Disciplina Economia ao estudo do Direito, do Prof.(a). Mônica Mansur, visando obtenção de nota na primeira unidade do primeiro semestre do curso de Direito, matutino.
ITABUNA – BA
2012
1. Conceito de moeda
Moeda é um objeto aceito pelo coletivo que tem como foco na utilidade nas transações econômicas, para os pagamentos de bens, serviços e fatores de produção. É garantido por lei, ou seja, na moeda tem “curso forçado”. Antes as transações econômicas eram feitas por trocas de mercadorias, a exemplo disso é se algum individuo tivesse uma mercadoria de sal em excesso então seria necessária trocar o produto por carne, para que aja essa troca seria preciso que o individuo tenha uma quantidade excessiva de carne e que também queria o sal para depois dividi-las essa era a única maneira de resolução. Esses tipos de comercio eram aceitos por todas as épocas e em locais diferentes que consideravam moedas, pelo fato dos produtos serem escassos. Portanto a moeda de mercadoria constitui na forma mais antiga do que a moeda econômica. Os metais preciosos passaram a assumir a função de moeda pelos seguintes fatos: são limitados na natureza, possuem durabilidade e resistência. Para se obter o controle dos metais foi implantada a “cunhagem” da moeda pelos governantes, o que deu origem a moeda metálica que é aceito nos dias atuais.
2. Funções da moeda e tipos de moeda
As funções da moeda no sistema econômico são fundamentalmente as seguintes: • Instrumento ou meio de troca: Serve para intermediar o fluxo de bens, serviços e fatores de produção da economia. • Denominador