A An Lise IS
A análise IS-LM procura sintetizar, em um só esquema gráfico, muitas situações da política econômica, por meio de duas curvas: a curva IS e a curva LM. Os esquema IS-LM resume os pontos de equilíbrio conjunto do lado monetário e do lado real da economia, entre a taxa de juros e o nível de renda nacional
A Análise IS-LM: Supondo, no lado real da economia, uma dada função consumo, uma função poupança, uma função investimento e um dado nível de gastos do governo, teremos um conjunto de pares de taxas de juros e níveis de renda de equilíbrio.
Para níveis de juros mais baixos, teremos níveis de investimentos maiores e consequentemente níveis de renda mais elevados, e, para dado nível de juros mais elevados, observaremos uma queda no investimento e na renda. Esse conjunto de pares de taxas de juros e níveis de renda é conhecido como curva IS. O nome IS são as iniciais, em inglês, de investimento e poupança (Investiment-Saving), pois, o equilíbrio do mercado de bens e serviços, refletido na curva, pressupõe equilíbrio entre poupança e investimento, e vice-versa.
Veremos que, quando aumentam os gastos do governo, para uma dada taxa de juros, teremos um nível de renda de equilíbrio maior. Analogicamente, um aumento de impostos ou uma diminuição de gastos do governo tem o efeito inverso.
No lado monetário da economia, temos que, para um dado nível de renda, teremos uma demanda de moeda para transação e precaução. À medida que aumenta a renda, aumenta essa demanda. Se o estoque de moeda for fixo, o aumento de renda provoca um aumento da taxa de juros, pois, como aumentou a demanda de moeda, aumenta o “preços” da moeda (que é a própria taxa de juros).
Dessa forma, níveis de renda maiores implicam uma taxa de juros maior ou igual.
O conjunto de pares de taxas de juros e níveis de equilíbrio da renda é conhecido com a curva LM. O nome vem das iniciais em inglês da demanda e oferta de moeda (Liquidity-Money), pois, a curva LM reflete o