Ciencia
Neles apenas há registros que provam que alguém conhecia algo, e estímulos que podem fazer outrem conhecer o mesmo.
Como conhecimento é comportamento, ele não está dentro de nós.
Conhecimento é uma ação no mundo a partir de nossa experiência, e não uma coisa que estocamos
Este Blog
Link daqui |
Adquirir conhecimento, aprender, sobre pilotagem eliminaria a confusão diante do painel, e nos faria entendê-lo. Para compreender o que é compreender algo, quando ocorre a compreensão, vale a pena citar Skinner, em "Verbal Behavior" (capítulo 10):
"Quando entendemos o que alguém diz é porque temos repertório para, se estivéssemos nas mesmas condições que ela, dizer as mesmas coisas. Se não entendemos, é porque não temos esse repertório. Se entendemos mal, é porque usaríamos outras palavras. E se entendemos pouco o que a pessoa diz, é porque não conseguimos nos imaginar nas mesmas condições que ela".
Conhecimento sensível
É o conhecimento obtido através dos sentidos - visão, audição, olfato, tato e paladar. Este conhecimento pode ocorrer numa experiência (emperia = experiência) particular de um indivíduo com um objeto, por exemplo, ao comer uma maçã um indivíduo conhece a maçã. Através de seus sentidos ele pode dizer: 'Esta maçã é doce.', 'Esta maçã é macia.', etc. Num diálogo entre dois indivíduos, pode ocorrer o conhecimento entre ambos. Daí podem surgir proposições do tipo: 'Fulano é uma pessoa educada.', 'Beltrano é muito ansioso.', etc. É importante observar que nos dois casos supracitados, as proposições são fruto de experiências subjetivas; por isso estas proposições são chamadas de 'opiniões' (doxa) Vários problemas existem em relação a estas opiniões:
. Para qualquer indivíduo a maçã é doce e macia?
. Para qualquer indivíduo Fulano é uma pessoa educada e Beltrano é ansioso?
Conhecimento inteligível
É o conhecimento obtido através do intelecto (pensamento, intuição intelectual).