Determinação da renda e do produto nacional - mercado de bens e serviços
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DETERMINAÇÃO DA RENDA E DO PRODUTO NACIONAL: O MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
INTRODUÇÃO A ECONOMIA
Trabalho complementar relacionado a aproveitamento de crédito decorrente de transferência.
RIO VERDE - GOIÁS
2014
INTRODUÇÃO
Em 1929 ocorreu uma crise chamada de “Grande depressão” que persistiu na década de 30 e só teve fim após a segunda guerra mundial. Este período foi marcado por altas taxas de desemprego, vários países viram seu produto interno bruto cair. A partir dessa crise a economia sofre mudanças significativas com a teoria do economista britânico John Maynard Keynes, surge então à necessidade da intervenção política para regular a atividade econômica.
A teoria de Keynes ficou também conhecida como o “Estado de bem estar social”, o mesmo atribui ao estado o direito e o dever de oferecer a população benefícios sócias que garantam um padrão mínimo de vida como a criação do salário mínimo, da redução da jornada de trabalha que não superava 12 horas diárias, entre outros.
1. DETERMINAÇÃO DA RENDA E DO PRODUTO NACIONAL: O MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
No mercado de bens e serviços são encontrados os produtos finais, que supostamente estão à disposição do consumidor final, pronto para o consumo. Esse comportamento é observado pela macroeconomia que tenta responder como se comporta o nível de atividades, observando todos os bens produzidos pela economia durante um terminado período, determina-se então o chamado produto nacional. A precificação desses produtos representa uma média de todos os preços produzidos, é o chamado nível geral de preços.
Dentro da determinação da renda e do produto nacional diante a hipótese do modelo básico é observado a economia com desemprego de recurso, nível geral de preços constante, curto prazo, oferta agregada potencial fixada a curto prazo e os princípios da demanda efetiva(DA). O