das coisas nascem as coisas
Bruno Munari apresenta em seu livro “Das coisas nascem coisas” uma metodologia projetual. Antes de falarmos desta metodologia, vale pontuar a diferença que o autor faz entre o projetista profissional e o projetista romântico.
“É por isso bom fazer uma distinção imediata entre o projectista profissional, que tem um método projectual, graças ao qual o seu trabalho é realizado com precisão e segurança, sem perda de tempo; e o projectista romântico que tem uma idéia “genial” e que procurar forçar a técnica a realizar algo de extremamente dificultoso, dispendioso e pouco prático mas belo. Deixamos pois de parte este segundo tipo de projectista que, para além de tudo, não aceita conselhos e ajuda de ninguém! E ocupemo-nos do método profissional de projetar do designer.” (Munari, 1981)
Do problema até a solução existe um caminho a ser trilhado. Parece contraditório nos afastarmos da solução, mas é nesse sentido que conseguimos chegar até ela. Entre esses dois pontos existe muito trabalho. Vejamos a metodologia de Munari:
Captura de Tela 2013-04-11 às 00.30.43
Problema – Solução
Captura de Tela 2013-04-11 às 00.30.49
Precisamos definir