Resenha - Das coisas nascem coisas
”O método de projeto não é mais do que uma serie de operações necessárias, dispostas em ordem lógica, ditada pela experiência”.(MUNARI,1981)
Bruno Munari, é um artística plástico e designer. Elaborou e escreveu o livro “Das coisas nascem coisas”, que é uma obra voltada ao profissional de designer, no entanto, o autor consegue dialogar com muitos profissionais de diversas áreas,
Munari utiliza de uma leitura peculiar, com o uso de uma organização de conteúdos e o estilo como são apresentados. O uso de varias fontes de vários tamanhos, vários sentidos, uso de varias imagens em fotos, desenhos técnicos, modelos, esboços, desenhos artísticos esquemas de comunicação visual.
O autor Bruno Munari, relata e descreve como tema principal a criação de pequenos projetos simples, porem bem elaborados e bem sucedidos por novos ou não designers.
Munari dividiu o livro em temas onde o foco principal é o dia a dia do profissional do designer, na elaboração de um novo produto, projeto, no livro descrido como “problema”. O autor apresenta um pouco de teorias sobre o que é o designer e onde esse profissional pode atuar. Munari também cita campos da indústria onde o profissional de designer ainda é pouco explorado.
Na primeira parte do livro, o autor narra passo a passo, a concepção e o desenvolvimento de um pequeno projeto de uma nova luminária. Dentro desse passo a passo o a autor, descreve a importância de cada processo para o bom desenvolvimento desse projeto.
Na segunda parte do livro, a parte mais volumosa do livro, o autor analisa muitos casos e descreve exemplos de produtos e objetos de diversas áreas do designer. Casos interessantes que vão ajudar o próprio leitor questionar os processos e soluções finais na concepção desses projetos Nesse capitulo cito com interessante o processo de evolução descrita no livro, dos aparelhos de barbear mais famoso do mundo.
Na terceira parte, reaproveitamento, percepção,