Tecnico Mecanica
Campus- Natal Central
TECNOLOGIA
MECÂNICA – Parte 01
- Produção de Ferro Gusa
Profa. Msc. Faisy Soares
Natal/2014
1
INTRODUÇÃO
1.1 Produção do ferro
A indústria siderúrgica abrange todas as etapas necessárias para produzir o ferro e o aço. O processo mais utilizado para a redução do minério de ferro e o do “alto forno”. Cujo produto consiste numa liga de ferro carbono, com alto teor de carbono, denominado “ferro gusa”.
O ferro gusa ainda no estado líquido é encaminhado a “aciaria”, para que em fornos adequados seja transformado em aço. Este aço é vasado na forma de lingotes, e em seguida são submetidos a transformação mecânica por intermédio de laminadores resultando em blocos, tarugos, e placas. Podendo ainda passar por outros laminadores para serem transformados em Tês, cantoneiras, trilhos, chapas e barras. A figura 1 representa, esquematicamente, as principais etapas para a fabricação de alguns produtos de aço, pelo processo do alto forno e outros fornos a partir do minério de ferro e sucata.
Figura 1 - Principais etapas para a fabricação de alguns produtos de aço, pelo processo do alto forno a partir do minério de ferro.
2. Historia da produção do ferro
Os Povos antigos – Babilônia, Egito, Pérsia, China, Índia e depois Gregos e
Romanos fabricavam armas e inúmeros utensílios de ferro, através de fornos primitivos. A Figura 2 apresenta alguns desses fornos: Tipo poço fechado e Tipo de forja catalã utilizados na redução do minério de ferro, pelo emprego do carvão vegetal usado como combustível.
Figura 2 – Fornos primitivos utilizados na redução do minério de ferro, pelo emprego de carvão vegetal como combustível.
Como o carvão vegetal é constituído de carbono, e o minério de ferro principalmente de óxido de ferro, na combustão do carvão auxiliada pelo oxigênio do ar, forma-se anidrido carbônico CO2 e em seguida, óxido de carbono CO.