Direitos Humanos
Direitos Humanos
Trabalho apresentado à disciplina de V, no Curso de Direito,
CURITIBA
2013
Introdução
O presente trabalho é uma resenha crítica como base no texto a reinvenção dos Direitos Humanos, onde será tratado do assunto no aspecto histórico, o significado dos direitos humanos, vistos os três níveis de trabalho; “o quê” o “por quê” e “para quê” dos direitos humanos, onde serão visto ideias de outros autores a respeito dos direitos humanos.
Vivemos em um novo contexto
A ideia e proporcionar uma base mínima de direito humanos que tenha uma abrangência geral a todos os indivíduos e forma de vida que façam parte da humanidade em forma abstrata.
Nós temos as Declarações Universais dos Direitos Humanos, o Pacto Internacional sobre direito Humanos. Tanto a declaração como o pacto segundo o texto surgiram no contexto da Guerra Fria, onde o comunismo e o capitalismo batiam de frente com a ideia de hegemonia mundial. Porem segundo Manoel Gonçalves filho ele coloca o direito fundamental em três gerações em que a primeira aparece no final do século XVII com as liberdades públicas, a segunda vem após a segunda Guerra Mundial com os direitos sociais e ele cita que a terceira que ainda não é plenamente reconhecida é a dos direitos de solidariedade, o texto que ele cita é de 1999.
Joaquim Herreira Flores coloca que atualmente estamos em um novo contexto, social econômico, político e cultural que para ele a data de início a queda do Muro de Berlim, no final da década de oitenta, neste contexto, vê-se uma paralização das medidas interventoras por parte do estado em relação as atividade econômicas, como acontecia na época da Guerra Fria que começo o seu fim também com queda do Muro de Berlim. Hoje o mercado que impõe as regras ao Estado através das instituições globais com o Banco Mundial, FMI, OMC.
Ana Paula Teixeira Delgado coloca que os direitos humanos, em sua gêneses, são frutos de um longo processo