dança na escola
RA: 0050061371
Turma:3MA
Resumo Dança na escola – Isabel A. Marques
Infelizmente, na nossa cultura ainda persistem muitos preconceitos em relação a dança e sabemos que essa relutância ao trabalho com o corpo é uma cicatriz de muito tempo de repreensão e que pode ainda demorar para desaparecer completamente. Podemos observar estereótipos de dança sendo reforçados, ate mesmo, por professores, que empregam a idéia de que a dança serve para relaxar, descontrair ou conter a agressividade.
A dança não se encaixa nos modelos tradicionais da educação e isso “assusta” os que são regidos pela didática tradicional, pois a dança permite que o aluno se liberte, se expresse e use sua criatividade.
A escola tem o papel de construir um cidadão, por isso o trabalho com a dança dentro dela é tão importante. Temos que ter em mente, que temos, enquanto professores de dança, um compromisso social, cultural e político. Pelo corpo também são aprendido valores e através do corpo podemos não só nos comunicar, mas também educar
É sempre bom lembrar que a dança não serve somente para auxiliar na coordenação motora, vai muito mais além, e podemos dizer que a coordenação motora é melhor desenvolvida pela educação física.
Rudolf Laban, nos ajuda a pensar nessa diferença entre movimento e dança. A coreologia (ciência da dança) nos mostra que dança, é uma articulação entre movimento, dançarino, som e espaço em geral e que é por meio da percepção, da experimentação e da analise em nossos corpos que entendemos o que e por que o movimento acontece. Onde podemos também criar, transformar e compreender a dança.
Ou seja quando trabalhamos a dança temos que conhecer as nossas possibilidades corporais cardio-vasculares, respiração, a coordenação muscular, a dinâmica do equilíbrio postural, etc.
A dança como disciplina escolar, nos possibilita conhecer: elementos