Projeto Político Pedagógico
A gestão democrática é um ideal baseado em princípios que contemplam interesses comunitários, garantindo descentralização, autonomia na tomada de decisões, participação e efetiva formação e informação aos participantes para que programem as mudanças na formação dos alunos.
Lei nº 9.394/96 (LDB)
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
VIII – Gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino.
Projeto Político Pedagógico?
Segundo Moacir Gadotti: a elaboração do PPP exige uma direção política consciente por parte dos educadores e da comunidade escolar como um todo.
Faz parte do processo de Gestão Democrática da educação e deve deixar claro qual é a concepção de homem e de sociedade que se pretende construir
Realização do PPP
O professor, pela natureza do trabalho que exerce, precisa atingir um nível de consciência maior e de prática política que contemple sua articulação com os interesses dos alunos (Vítor Paro – Gestão democrática na Escola Pública)
É um processo de planejamento participativo que parte de um levantamento das principais dificuldades da instituição, projetando mudanças e estabelecendo metas comuns a toda a comunidade escolar.
Deve envolver atividades para todo o ano letivo. Deve envolver avaliação permanente e compromisso com a transformação da instituição, superando a crise de sentido, gerando esperanças na escola.
A crise de sentido: mas para que elaborar um PPP, afinal?
Para termos uma ferramenta que nos auxilie a superar a fragmentação da prática pedagógica, promover a unidade e a racionalização de esforços e recursos.
Todas as ações da escola precisam ser refletidas e planejadas no coletivo Deve ser elaborado de forma coletiva e democrática envolvendo toda a comunidade, com discussões pautadas na construção de sua autonomia, sendo este um instrumento de intervenção escolar.