Daniela auad resumo
RESUMO CRÍTICO - LIVRO EDUCAR MENINAS E MENINOS DE DANIELA AUAD
Daniela Auad aborda em seu livro Educar meninas e meninos a problemática das escolas mistas tidas como normais em nossa sociedade relacionando-as com as questões de gênero.
O questionamento principal acerca da obra é se nesse modelo de escola mista realmente acorre a coeducação. Coeducação é um termo que significa não ter em conta o gênero do indivíduo na determinação da vida escolar e acadêmica dos discentes, o que em tese seria facilitar a igualdade de oportunidade entre os gêneros.
O livro discorre sobre várias práticas do meio escolar que propiciam o que a autora chama de “aprendizado de separação” através da relação de igualdade e desigualdade entre meninos e meninas.
O termo aprendizado de separação é explicado por Auad quando ela fala sobre sua pesquisa do doutorado, que foi feita em quatro anos de observação em uma escola pública de São Paulo onde o resultado das análises foi claro quanto a diferença de gêneros presentes em atividades definem ser para meninas ou meninos especificamente. Sendo assim, a pesquisa mostra que nossas escolas são mistas, mas não coeducativas.
Para construirmos uma política pública de igualdade de gênero na escola é necessário que haja mudanças no currículo, nos livros didáticos e que se tenha mais capacitações e formações para os profissionais da educação trabalharem com essa temática. Assim, pedagogos, professores, diretores e todos os demais funcionários de uma escola podem contribuir para a construção de um projeto de coeducação.
Não é papel da escola e nem de instituição alguma delimitar o que é para meninos e o que é para meninas, pois feminino ou masculino são apenas termos criados pela sociedade que podem ser destruídos a qualquer momento.
Por conseguinte, o livro trata e luta de maneira simples pela igualdade de valorização entre homens e mulheres desde a infância para que a vida em sociedade seja justa e