Prova de Historia
Daniela Auad*
Resumo: O presente texto, ao considerar gênero como categoria, descreve e analisa atividades, situações e eventos do cotidiano escolar, na sala de aula. Trata-se de conhecimento produzido no âmbito de pesquisa de doutorado e que busca saber como a escola está, em suas atividades habituais e rotineiras, implicada nos processos de diferenciação e de desigualdade entre o feminino e o masculino. O presente texto reforça ainda a importância de saber qual uso é feito das relações de gênero para organizar o trabalho na escola e, em contrapartida, como o trabalho escolar pode influenciar as relações de gênero socialmente.
Numa sociedade onde a educação é fraca o desenvolvimento, da mesma transforma – se num pilar fundamental do movimento em direcção a um progresso social por todos desejados. Deste modo a crescente procura da escola e da formação aos vários níveis, aliada a forte investimento pelas autoridades responsáveis, conduz a uma expansão desejável no sistema educativo. A família é o núcleo fundamental de uma sociedade, por isso são eles que têm a função de amoldar os seus filhos visto que eles são os primeiros agentes de socialização, alguns dizem ainda que os seus educandos são amoldados pelos colegas.
• Objeto de estudo
– A influência da estrutura e ambientes ergonômicos no desempenho educacional.
• Ergonomia:
– Contribuir com o processo de ensino aprendizagem, melhorando as condições e a organização do trabalho em sala de aula.
• Não somente os recursos pedagógicos determinarão o êxito do processo educacional: o ambiente físico é determinante neste processo. • Fatores físico-ambientais interferirão no processo educativo caso estejam ou não adequados aos fatores humanos.