obtenção de sais a partir de metais
Química Experimental
Relatório de aula prática:
Obtenção de sais a partir de metais
Recife, 14 de junho de 2013
Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Química
Química Experimental
Relatório de aula prática: Obtenção de sais a partir de metais
1. Objetivo
A aula experimental teve como objetivo a obtenção de sais de ferro e cobre a partir de seus metais.
2. Introdução
Antigamente dizia-se que uma reação de oxidação era um processo no qual o oxigênio era aceito por uma substância. Já a redução era considerada um processo pelo qual o oxigênio não era aceito pelo comporto.
Hoje, sabe-se que as reações redox não ocorrem apenas com o oxigênio, mas também há transferência de elétrons. É importante ressaltar que a oxidação e redução ocorrem simultaneamente, visto que, a liberação de elétrons por uma substância é recebida por outra substância. Desta maneira, é correto afirmar que na oxidação há perda de elétrons de uma substância, e na redução, por sua vez, resulta no recebimento desses elétrons por outra substância. Assim, o número de oxidação (nox) de uma substância aumenta enquanto o da outra substância diminui. Podemos dizer então que em uma reação a substância que perde elétrons e sofre oxidação é designada agente redutor enquanto a substância que ganha elétrons e sofre redução é designada agente oxidante.
Neste relatório será apresentada uma técnica simples para obtenção de nitrato de cobre II e cloreto férrico a partir de metais, com o auxilio de dois ácidos concentrados.
3. Materiais e Reagentes
Materiais
- 02 provetas;
- 01 espátula;
- 02 pinças;
- 02 chapas aquecedoras;
- 02 cadinhos de porcelana;
- 02 frascos pra guardar reagentes;
-