relatorio-metais alcalinos
Centro de Ciência e Tecnologia
Departamento de Química
Curso: Licenciatura em Química
Relatório do experimento:
Reações dos Metais Alcalinos e Reações dos Hidróxidos de Metais Alcalinos
Campina Grande – PB, 12 de setembro de 2014
Introdução
Os metais alcalinos (grupo1) são metais moles, altamente reativos, eletropositivos, com baixas energias de ionização, baixos pontos de fusão e ebulição. Todos os metais do grupo 1 reagem com agua, liberando hidrogênio e formando os correspondentes hidróxidos. Por serem quimicamente muito reativo perdem o brilho quando expostos ao ar seco, por isso, devem ser guardados em imersos em líquidos inertes, como querosene ou tolueno.
O sódio (Na) é um metal prateado e branco, de textura macia e brilhante, capaz de, em contato com a água, decompô-la e dar origem a um hidróxido, liberando oxigênio sob violenta reação. É sempre encontrado na natureza em alguma combinação com diversos elementos, em numerosos compostos naturais, como por exemplo, o sal de cozinha (NaCl, cloreto de sódio). Em verdade, o sódio é bastante reativo, formando diversos compostos com vários agentes químicos inorgânicos e orgânicos. Em reação com a água o sódio produz hidróxido de sódio (NaOH) e hidrogênio gasoso; ele se funde na superfície da água e o metal fundido desliza vigorosamente, podendo inflamar-se (especialmente se ficar parado).
O hidróxido de sódio (NaOH) é denominado soda cáustica por causa de suas propriedades corrosivas. É uma base muito forte, sendo o álcali mais importante empregado na indústria é usado para varias finalidades, inclusive a fabricação de muitos compostos inorgânicos e orgânicos. Por ser uma base, apresenta coloração rosa quando entra em contato com a fenolftaleína.
Objetivos
Obtenção do hidróxido de sódio (NaOH) a partir da reação do sódio com água;
Verificar se houve essa obtenção com a fenolftaleína;
Obtenção de hidróxidos insolúveis a partir de