da era classica até a era da informação . Gestao de RH
1 INTRODUÇÃO 3
2 objetivo 6
5 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 23 REFERÊNCIAS 25
1 INTRODUÇÃO
As empresas estão sempre mudando sua estrutura e seus processos, vamos falar da evolução das organizações ao longo do tempo, para compreendermos o melhor os desafios reservados para o futuro; as três eras que serão analisadas nesse trabalho são:
A Era da Industrialização Clássica 1900/1950;
A Era da Industrialização Neoclássica 1950/1990;
A Era da Informação a partir de 1990.
Segundo Chiavenato:
A Era da Industrialização Clássica representou o período da industrialização brasileira; ou seja, a nossa revolução industrial. Nesse período as principais características das nossas empresas foram:
Formato Piramidal e Centralizador
Departamentalização Funcional
Criação do modelo burocrático
Centralização das decisões (no topo da pirâmide)
Nessa época as pessoas eram consideradas “recursos de produção”, juntamente com outros recursos organizacionais (materiais, logísticos etc.) e o homem era considerado um apêndice da maquina, ou seja, como que o trabalhador se transformou numa espécie de “autômato vivo” dentro do processo produtivo ao mesmo tempo em que as máquinas ganharam o “poder” de controlá-lo.
A Era da Industrialização Neoclássica Após a Segunda Guerra Mundial, onde o velho modelo:
Burocrático,
Centralizador
Piramidal
Tornou-se inflexível e vagaroso demais para acompanhar as mudanças que ocorriam no ambiente. Adicionou-se às organizações um esquema de departamentalização por produtos e serviços, a fim de aperfeiçoar o funcionamento e proporcionar inovação, dinamismo e maior competitividade. As relações industriais foram substituídas por Administração de Recursos Humanos e passou-se a enxergar as pessoas como recursos vivos, inteligentes e não mais como um fator inerte de produção.