trabalho
A GESTÃO DE PESSOAS EM UM AMBIENTE DINÂMICO E COMPETITIVO
RESUMO PARA A SALA
A ARH é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno. As empresas perceberam que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervoso que introduz a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões.
Desde que o nosso velho ancestral Adão resolver atropelar as recomendações do Criador, o trabalho tem sido uma constante na existência do ser humano. Ao lingo de toda à historia da humanidade sucedem-se os desdobramentos da atividade laboral do ser humano.
O século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, sua administração e seu comportamento. Podemos visualizar ao longo do século XX três eras organizacionais distintas: a Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclássica e a Era da Informação.
- Era da Industrialização Clássica:
É o período logo após a Revolução Industrial e que se estendeu até meados de 1950 envolvendo a primeira metade do século XX. Sua maior característica foi à intensificação do fenômeno da industrialização e amplitude mundial e o surgimento dos países desenvolvidos ou industrializados. Nesse longo período de crises e de prosperidade, as empresas passaram a adotar a estrutura organizacional burocrática, caracterizada pelo formato piramidal e centralizador, com ênfase na departamentalização funcional, na centralização das decisões no topo da hierarquia e no estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar o comportamento das pessoas.
- Era da Industrialização Neoclássica
É o período que se estende entre as décadas de 1950 a 1990. Teve seu inicio logo após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo começou a mudar mais rápida e intensamente. A velocidade da mudança aumentou progressivamente. A teoria Clássica foi substituída pela Teoria Neoclássica da Administração e o Modelo Burocrático foi redimensionado pela