Código de Hamurabi
Essa famosa frase foi extraída do Código de Hammurabi, onde dizia que qualquer dano causado precisava ser reparado na mesma proporção, expressão essa que fica evidente nos seguintes artigos:
Artigo 196: Se um homem arrancar o olho de outro homem, o olho do primeiro deverá ser arrancado (olho por olho);
Artigo 200: Se um homem quebrar o dente de um seu igual, o dente deste homem também deverá ser quebrado. (dente por dente).
O Código de Hammurabi contém 282 leis, abrangendo praticamente todos os aspectos da vida babilônica, passando pelo comércio, propriedade, herança, direitos da mulher, família, adultério, falsas acusações e escravidão. Suas principais características são: Pena ou Lei de Talião.
Os primeiros indícios do principio de Talião foram encontrados n Código de Hammurabi, em 1780 a.C., no reino da Babilônia.
Existem diferentes ideias sobre as origens da lex talionis, mas a mais conhecida é de que ela se desenvolveu ao mesmo tempo em que as civilizações também se desenvolviam, e a falta de um sistema de leis para a retribuição de erros, feudos e vinganças, ameaçou o tecido social.
O Império da Babilônia, que teve um papel significativo na historia da Mesopotamia, foi fundado em 1950 a.C., iniciou sua era de império sob o amorita Hammurabi, este foi o primeiro rei conhecido a codificar leis, utilizando a escrita cuneiforme, escrevendo suas leis em tábuas de barro cozido.
Outro povo que se destacou na Antiguidade Oriental pelo elevado nível moral de suas instituições foram os Hebreus, para eles o poder legislativo era encarado como uma participação de poder soberano de Deus.
A possibilidade de uma influência da legislação e dos costumes de outros povos orientais na formação das leis do povo hebreu já foi considerada. Existem pontos de semelhança entre a