Psicologia e Radiologia
Este trabalho tem por objetivo, descrever a importância da Psicologia para os profissionais Técnicos em Radiologia Médica. A Psicologia é uma ciência que tem no ser humano o seu objetivo de estudo, estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão...) e neste sentido visa compreendê-lo no que se referem as suas emoções, a forma de pensar e o seu comportamento. E é no objetivo de descrever a importância desta ciência, para os profissionais da Radiologia Médica, que desenvolveu-se esta pesquisa.
PSICOLOGIA APLICADA À RADIOLOGIA MÉDICA.
O que é Psicologia?
A Psicologia é o estudo dos seres humanos, tem por objetivo repassar aos profissionais em formação noções que lhes possibilitem promover o desenvolvimento de uma postura mais critica, participativa e sensível.
Também é necessário promover a aproximação do conhecimento técnico-operacional e do humano. A psicologia pode proporcionar conhecimentos que complementem as práticas dos profissionais com foco em competências e habilidades.
Competência e Psicologia do Trabalho
Competência é assumir responsabilidades frente a situações de trabalho complexas buscando lidar com eventos inéditos, surpreendentes, de natureza singular, é um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar , transferir conhecimentos, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao individuo.
O ser humano sofre influência de vários ambientes o que influencia diretamente nas relaçoes de trabalho.
A importância desta área da Psicologia nas organizações se aplica ao fato de o ser humano ser visto como um ser com manifestações biológicas. psicológicas e sociais, as quais podem ser herdadas ao nascer como adquiridas durante toda a vida.
As manifestações psicológicas referem-se aos processos afetivos, emocionais e de raciocínio, que formam a personalidade de cada ser humano.