musica na educação infantil
1-
1- ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MUSICA, DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) 2014.
A IMPORTÂNCIA DA MUSICA NA EDUCACÃO INFANTIL Sendo uma linguagem que se traduz de forma sonora, a Música tem a capacidade de expressar e comunicar sensações, pensamentos e sentimentos de forma organizada e relacionada entre sons e silêncios. Presentes em todas as culturas e nas mais diversas situações como: manifestações políticas, festas, cultos religiosos, datas comemorativas, peças teatrais etc. Na educação já está presente há muito tempo, sendo que na Grécia antiga já era usada como parte fundamental na educação de cidadãos.
A linguagem musical consiste também na integração dos aspectos afetivo, cognitivo, estético sensíveis, bem como, na promoção de interação, comunicação social e entretenimento. Por ser uma das formas mais importantes de expressão humana, a música tem sua presença no contexto da educação de modo geral e em particular na educação infantil.
A Música tem sua fundamental importância na vida de uma criança e tem total influência na parte cognitiva e linguística e em todo desenvolvimento educacional.
Justificando a presença da música na educação infantil, podemos destacar que ao longo da história, a linguagem musical vem atendendo a vários objetivos, onde tem sido em muitos casos, suporte para o desenvolvimentos de diversos propósitos como formação de hábitos, atitudes e comportamentos como: escovar os dentes, lavar as mão antes do lanche, respeitar o sinais de trânsito etc. As realizações de eventos de datas comemorativas do ano letivo como o dia das mães, dia do soldado, dia da árvore, dia dos pais, a didática de memorização do alfabeto e os números são traduzidos em canções, onde na maioria das vezes essas canções são acompanhadas por gestos