Musica na educação infantil
A música:
A música basicamente é constituída por uma sucessão de sons e silêncio, organizados ao longo do tempo, ou seja, é uma linguagem que comunica sensações, sentidos e está presente na vida do ser humano em várias situações, como afirma NOGUEIRA, 2003:
A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável. Ela tem acompanhado a história da humanidade, ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções. Está presente em todas as regiões do globo, em todas as culturas, em todas as épocas: ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. (NOGUEIRA, 2003).
Na música é constituída por vários componentes, sendo os principais e mais importantes: a melodia (combinação de sons sucessivos- ou seja, dados um após o outro); harmonia (combinação dos sons simultâneos- ou seja, vários ao mesmo tempo); ritmo (combinação dos valores- maior ou menor) e o timbre (que expressa o caráter próprio de cada som, que permite distinguir cada instrumento ou voz), BRITO, 2009.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional (RCNEI), a música é uma linguagem, um instrumento de auxilio no desenvolvimento infantil. Através da música é possível se comunicar, expressar sensações, sentidos, pensamentos, sensibilidade, raciocínio e expressão corporal em várias situações do cotidiano (BRASIL, 1998).
Além de a música ser uma ferramenta que contribui para a formação integral do ser humano, ela favorece oportunidades do indivíduo desenvolver sua própria autonomia, criatividade, criticidade e aquisição de novos conteúdos. (GONÇALVES, 2009).
Cage (1985) diz que a música não é apenas uma técnica de compor e tocar sons e silêncio, mas sim um exercício de liberdade, reflexão, que desenvolve o ouvinte a enxergar tudo que está em sua volta, fazendo o expandir sua capacidade de observar e captar mensagens através de sons e melodia. Segundo ONGARO, SILVA E RICCI (2006, apud STEFANI, 1987), a música atinge a