Musica na educação infantil
Vive-se um tempo em que novos paradigmas educacionais teimam em emergir. Os educadores tentam constantemente encontrar respostas para o desafio do educar e para aquilo que não sabem explicar. Alguns se voltam para a chamada e respeitada” Pedagogia Tradicional”, com os mesmos padrões e referências que já não respondem e correspondem às questões contemporâneas. Outros educadores, contudo, acreditam ser necessário repensar e superar alguns dos exageros pedagógicos propostos pela mesma, porém ainda, considerando esse referencial, seus valores, sua filosofia, sua forma de perceber e explicar a realidade . Há ainda aqueles que a partir de críticas metodológicas, epistemológicas , teóricas, se apoiam basicamente na perspectiva construtivista de educação.
Mas o que está causando tantas indagações? O que vem gerando tantos questionamentos e reflexões? Será que diante de tantas inovações e possibilidades ainda não encontramos o caminho necessário para tornarmos a educação, precisamente, a aprendizagem, mais prazerosa, divertida e eficiente? Esses questionamentos são muito amplos e, não temos a pretensão de esgotá-los, porém provocar algumas reflexões a cerca dos mesmos. Dessa forma, o presente artigo discute a problemática proposta, focalizando a utilização da música na Pré-Escola, como potencializadora do processo ensino-aprendizagem.
Assim abordaremos, o papel que a arte musical pode exercer no desenvolvimento das crianças pequenas, sinalizando que a mesma deve permear o cotidiano escolar com um propósito didático, bem como ressaltaremos, alguns comentários relativos às canções infantis, especificamente sobre as antigas cantigas de roda, e destacaremos de forma breve, alguns comentários de ordem crítica, referentes à certos repertórios presentes, em alguns discos produzidos para o público mirim.
A MÚSICA NA PRÉ –ESCOLA
Implementar a música na Educação Infantil, deve vir a possibilitar o