A psicologia e sua importância para o tecnólogo em radiologia medica
A psicologia é uma ciência e o seu objeto de estudo é o ser humano (anatomia; comportamento; prevenção; “diagnostico por imagem”).
O Behaviorista diz que o objeto de estudo é o homem e seu conhecimento, o Psicanalista diz que é o homem e sua historia de vida, já Bock diz que é o homem no seu sentindo amplo.
Com a evolução a o surgimento do positivismo de Conte, tem os temas de psicologia estudados pela fisiologia, neurofisiologia, neuroanatomia, essências para o conhecimento do cérebro humano.
Através da Neuroanatomia se descobriu que a atividade motora pode ou não estar ligada à consciência. Os reflexos são estímulos que chegam antes à medula espinhal que ao cérebro, o que não permite a consciência ser responsável por ele. Ex: Ao fechar os olhos ou ficar em um quarto escuro por algum tempo, ao se deparar com a luz, seus olhos irmão fechar e abrir espontaneamente. É o reflexo atuando e não a consciência que “ordena” aos olhos que se fechem.
São teorias psicológicas Associacionismo; Estruturalismo e Funcionalismo.
As tendências teóricas mais importantes do século XX são Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise e atualmente as terapias breves.
Para o técnico em radiologia medica é muito importante conhecer o desenvolvimento da psique humana, pois estará diretamente ligado ao enfermo e sua família, sabendo, assim, como trabalhar com certas situações hospitalares ou não.
AULA 02 – BEHAVIORISMO
Principais nomes: Watson; Skinner; Thordnike.
Behaviorismo significa estudo do comportamento.
Acredita-se que todo comportamento pode ser observado e entendido como uma resposta a um estimulo.
Os estímulos podem ser ações pessoais, animais ou da natureza, como a modificação de alguma parte do ambiente que é perceptível por um individuo, gerando, assim, uma resposta qualquer. Os estímulos podem ser considerados como as causas diretas do comportamento, pois liberam uma quantidade