Psicologia na Radiologia
1. O que é paciente terminal?
O paciente terminal é aquele paciente que está em fase terminal de uma doença, onde o esperado passa a ser óbito, independentemente da terapêutica utilizada, sendo esta neste momento mais paliativa e não tendo a expectativa de cura.
2. O que é equipe interdisciplinar?
A equipe interdisciplinar é aquela equipe envolvida nos esforços para se tratar com dignidade o paciente, considerando-o nos seus aspectos biológicos, sociais, psicológicos e espirituais.
3. Quais os estágios de um paciente terminal?
A negação e o isolamento, a raiva (revolta), a barganha, a depressão e a aceitação, completando-se com a esperança, que persiste em todos estes estágios e que é o que conduz o paciente a suportar a dor.
4. Descreva o estágio da negação?
A negação é mais frequente no início da doença. É quando o paciente nega a sua doença e a gravidade do seu estado. Recusa-se a falar da doença e tende ao isolamento. “A negação funciona como um para-choque depois de notícias inesperadas e chocantes, deixando que o paciente se recupere com o tempo, mobilizando outras medidas menos radicais”.
5. Descreva o estágio da raiva
No estágio da raiva, da revolta, o paciente se pergunta: “Por que eu?”, “Por que comigo?”. “Durante este estágio faz exigências, reclama, critica o seu atendimento e solicita atenção continua. Se for respeitado e compreendido, logo cessarão suas exigências, pois será assistido sem necessidade de explosões temperamentais. Ressaltamos a importância de tolerar a raiva, racional ou não, do paciente. Temos que ouvi-lo e até, as vezes, suportar alguma raiva irracional, sabendo que o alivio proveniente do fato de tê-la externado contribuirá para melhor aceitar as horas finais.
6. Descreva o estágio da barganha
Na barganha o paciente tenta negociar geralmente com Deus. “Quase sempre almeja um prolongamento de vida ou deseja alguns dias sem dor ou sem males físicos”. Faz promessas. Promessas que geralmente