ALGUMAS PRELIMINARES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCAR/BRINQUEDO ENQUANTO INSTRUMENTOS TERAPEUTICOS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS.
DE PAULA, Kawanna Alves Antunes1
SALVATTI, MarilenaLemes Marques2
RESUMO: Este estudo trata da questão da brinquedoteca em espaços hospitalares, atrelado ao conceito de humanização disseminado em tais espaços, bem como sua contribuição ludoterápica às crianças e adolescentes internados em tratamento do câncer. Método: Esta pesquisa é de cunho qualitativo, e de referencial teórico bibliográfico. Discussão: A partir da legislação que legitima o direito à educação bem como à instituição de brinquedotecas em hospitais públicos e/ou privados, configura-se a contribuição da brincadeira, do brinquedo, e de profissionais qualificados para atuarem juntamente a este grupo especifico, demarcando uma interlocução com o pedagogo e uma equipe multidisciplinar disposta a colaborar no tratamento de crianças e adolescentes cancerosos. Conclusão: Através de autores como: FRIEDMANN, CUNHA, VIEGAS e MATOS, apresentamos a contribuição desses espaços na vida das crianças em momento tão peculiar e, ainda, a importância do profissional pedagogo em ocupar esse espaço. Além disso, como a instituição de brinquedotecas em hospitais ainda é incipiente, pois é necessário políticas públicas que definitivamente efetivem tais espaços em todos os hospitais, sejam eles públicos ou privados.
PALAVRAS – CHAVE: Brinquedoteca, Hospital, Pedagogo, Crianças, Adolescentes.
ABSTRACT: this study is about the issue of playrooms in hospital areas, coupled with the concept of humanization spread in this places, as well as the playing-teraphy contribution to children and teenagers hospitalized due to cancer treatment. Method: this research is qualitative and bibliographical-reference. Discussion: according to the legislation which legalises the right of education as well as the set of playrooms in public ou private hospitals, it constitutes the contribution of