aritgo
BORGES, Cariza Maria Alves; CARDOSO, Natany Lima; CRUZ, Maria Luiza Santos; LEAL, Samara Gonçalves; PASSOS, Nikolas Gonçalves Cardoso; REIS, Lorena Vieira; ROCHA, Joyce Angélica Pereira; TEIXEIRA, Sabrina Iasmim Flávio ¹. SANTOS, Lílian Maria.
RESUMO
O presente artigo tem como propósito argumentar a atuação do psicólogo na assistência social; neste contexto observa-se que a psicologia possui uma base epistemológica vasta. A partir dos pressupostos apresentados, encontra-se diante de tais ideologias e fundamentos teóricos que é amplificado e abrem leques de novos conhecimentos e visões, mais que dificultam a precisão da psicologia enquanto ciência e que propõe também uma visão essencialmente humana e não apenas cientifica.
Palavras-Chaves: Atuação, Psicologia, Assistência Social, Futuro e Políticas Públicas.
INTRODUÇÃO Este artigo tem por objetivo mostrar a atuação do psicólogo na assistência social, que vem ganhando espaço nesta área, quando se fala em uma posição respeitável da psicologia nota-se que esta, adquiriu também mais responsabilidade no contexto das relações sociais. O problema é conhecer as diretrizes e bases epistemológicas. Com a hipótese de que a psicologia não será vista como uma área restrita e unificada. O objetivo geral é mostrar a atuação do psicólogo na assistência social e nas políticas públicas. Além disso, houve uma hibridização no conteúdo das demais disciplinas do primeiro período do curso de Psicologia - Filosofia, Antropologia, Epistemologia e Historia da Psicologia, Psicologia: Ciência e Profissão - tendo como referências estudos que identificam o psicólogo. A metodologia utilizada foi o estudo e a investigação dos textos apresentados pelas referentes disciplinas; orientados pela disciplina Metodologia Cientifica.
________________________
¹ Discentes do 1° Período do Curso de Psicologia das Faculdades Pitágoras de Montes Claros.
²