Política, estado e gestão do território
PÚBLICAS E SEUS REBATIMENTOS NO ESPAÇO RURAL
BRASILEIRO
Alan Wescley Barbalho Fonseca
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN alanwescleyb@hotmail.com Maria da Conceição da Paz Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN mcpazsilva@gmail.com Resumo
O texto ora apresentado realiza uma breve discussão acerca da participação das políticas públicas na Gestão do território enfatizando a produção do meio rural. Para tanto, optamos por trazer a baila os conceitos de planejamento, políticas territoriais, gestão, território, e por fim gestão do território. Atualmente, é constante a utilização do termo Planejamento e Gestão do território, para designar o processo de intervenção sobre o território que acontece por meio dos diversos atores sociais – poder público, empresas, sociedade, etc. Dessa forma, o objetivo geral é promover uma discussão sucinta acerca das políticas públicas no Planejamento e Gestão do território direcionadas ao meio rural, e por consequência como estas políticas contribuem para a composição do espaço rural brasileiro. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, com a leitura e fichamento de vários textos relacionados ao tema em questão. Especialmente os textos publicados na Revista Brasileira de Geografia.
Palavras-chave: Planejamento territorial. Gestão do território. Políticas territoriais.
Introdução
O texto ora apresentado realiza uma breve discussão acerca da participação das políticas públicas no Planejamento e Gestão do território enfatizando o meio rural. Para tanto, optamos por trazer a baila os conceitos de planejamento, políticas territoriais, gestão, território, e por fim gestão do território.
Nesse sentido, o presente artigo está organizado em três partes principais. A primeira parte privilegia a conceituação do planejamento territorial e das políticas territoriais.
Nela, também destacamos que o processo de planejamento perpassa