psicologia e ética em radiologia
Rodrigo Pigozzi de Carvalho www.playmagem.com.br – O site do Profissional das Técnicas Radiológicas
2
Psicologia relacionada À ética do Técnico e/ou
Tecnólogo em Radiologia
Inúmeras vezes ouvimos a palavra psicologia em nosso cotidiano, tomando formas e sentidos diferentes. Quando procuramos aquele amigo que sempre está disposto a nos ouvir e, aconselhar-nos sobre a vida, dizemos que ele tem
“psicologia” para entender as pessoas ou quando nos deparamos com aquele vendedor, que possui a capacidade de exercer um alto poder de persuasão, inferimos que tal indivíduo usa de sua “psicologia” para convencer as pessoas.
Porém, não é esse o real sentido da psicologia científica e, sim o que classificamos de “Psicologia do senso comum”, práticas que são desenvolvidas a partir da vida empírica. O que nos leva, a inferirmos que todos nós temos acúmulos de informações sobre psicologia, mesmo se tratando de uma psicologia de “senso comum”.
Entender o condicionamento social de um indivíduo pode se tornar algo complexo, se partirmos do princípio de que cada indivíduo é regido por características inatas, porém, a psicologia ao se desenvolver criou padrões de generalizações válidas para a possível compreensão do pensamento humano.
Assim como cada parte do corpo possui suas funcionalidades específicas, o nosso cérebro também possui as suas, dentre elas se encontra o desenvolvimento de mecanismos intrínsecos especializados em processar o mundo da experiência. A nossa mente esta constantemente ativa tentando dar sentido ao mundo à medida que compreendemos a lógica de sua funcionalidade e, o que fazemos nos níveis mais básicos para obter tal compreensão é a criação de padrões.
Os psicólogos da corrente Gestalt demonstraram que os humanos enxergam padrões naturalmente ao organizarem as informações recebidas.
www.playmagem.com.br – O site do Profissional das Técnicas Radiológicas
3
Contornos ilusórios vistos na imagem Kanizsa.
Por