Radiologia
Este relatório é uma síntese do estágio de radiologia que aconteceu no Hospital Municipal Natércia Rios e teve como orientador o Técnico de Radiologia José Carneiro da Guia.
Este Relatório de Estágio é de fundamental importância para demonstrar o que aprendemos na teoria e por em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas.
Na fundamentação teórica estarão descritos as definições de alguns conceitos, um pouco da história da radiologia e a importância de unir teoria e prática.
A metodologia mostra onde foi feito o estágio e como o mesmo foi organizado. São abordados as observações e os dados coletados na unidade.
Na observação da instituição, estão descritos a caracterização da empresa, seus aspectos físicos e ambientais, sua equipe de profissionais, a gestão e a condução e gestão do atendimento técnico.
O cronograma relata o acompanhamento do estágio desde o inicio até o fim, período que compreende os cinco meses de estágios.
Nas considerações finais, expresso a gratificação de ter realizado o curso no instituto IEDUCARE e a conclusão desta etapa que contribuiu de forma excepcional para minha formação profissional.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A primeira radiografia foi realizada em 22 de dezembro de 1895. Neste dia, Roentgen pôs a mão esquerda de sua esposa Anna Bertha Roentgen no chassi, com filme fotográfico, fazendo incidir radiação do tubo por cerca de 15 minutos. Revelando o filme, lá estava para a confirmação de suas observações, a figura da mão de sua esposa e seus ossos dentro das partes moles menos densas.
No Brasil, a primeira Radiografia realizada foi em 1896. A primazia é disputada por vários pesquisadores: Silva Ramos, em São Paulo; Francisco Pereira Neves, no Rio de Janeiro; Alfredo Brito na Bahia; e Físicos do Pará.
A contribuição mais importante provém de raios X usados para fins diagnósticos que consiste na utilização de um feixe de raios X para a obtenção de imagens do interior do corpo em uma chapa