RESUMO CAPITULO 9 - Bioética diagnóstico por imagem
DISCIPLINA: PSICOLOGIA E ÉTICA APLICADA À RADIOLOGIA
RESUMO DO CAPÍTULO 9
BIOÉTICA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
NATAL, RN
2014
1. Evolução histórica da Bioética
A ética é a reflexão crítica sobre os valores e princípios que norteiam nossas decisões e comportamento. O termo Bioética é um neologismo criado em 1971 por
Van Rensselaer Potter, citada em seu livro Bioética: ponte para o futuro, quando diz:
“Eu ponho o termo Bioética como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria, que é tão desesperadamente necessária: conhecimento biológico e valores humanos”
Van Rensselaer Potter
Bioethics: bridge to the future.
1971
Por sua vez, a Enciclopédia de Bioética define a bioética como:
“O estudo sistemático da conduta humana na área das ciências da vida e do cuidado sanitário, quando tal conduta é examinada a luz dos valores e dos princípios morais.”
Estamos num século denominado por muitos de “biotecnológico”, no qual as máquinas e os avanços científicos e biológicos na área biológica são muitas vezes, as estrelas no grande palco que é nosso mundo. Sabemos que a ciência e os aparatos tecnológicos são muito úteis e importantes, que através dele, ao longo dos anos, estamos conseguindo exterminar antigas doenças, prevenir outras, expandir nosso universo de conhecimentos e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. Porém, nossa preocupação está centrada no distanciamento entre os seres humanos que esse tipo de interesse está criando. Criam-se cada vez mais especialistas que seguem o padrão cartesiano da fragmentação e da compartimentalização dos saberes, conhecendo cada vez mais sobre cada vez menos, ou seja, conhecendo a parte e se esquecendo do todo.
A Bioética é hoje um chamado a refletir eticamente sobre os avanços tecnológicos emergentes no campo da vida e saúde. Potter pede a criação de uma nova ciência da sobrevivência – que se baseia na aliança do saber biológico (bio) com os valores