Destila o por Arraste de vapor
A destilação por arraste de vapor é utilizada para separação de líquidos imiscíveis com o solvente de arraste. Assim como, isolar purificar sólidos que sejam insolúveis a frio e solúveis a quente no solvente de arraste e também separar e purificar líquidos que se decompõem na temperatura de ebulição a pressão normal ou isolar óleos essenciais. Sendo também um método muito útil para isolamente e purificação de compostos orgânicos.
Esse método se baseia no fato de que quando dois ou mais componentes imiscíveis ou levemente miscíveis são misturados, a pressão de vapor das misturas é a soma das pressões de vapor que esses componentes exerciam se estivessem sozinhos. Se P é a pressão total de uma mistura gasosa , e P1 , P2, P3 ... Pn são as pressões de vapor, teremos:
P = P1 + P2 +...+ Pn
Quando uma mistura de líquidos imiscíveis é destilada, ela entra em ebulição no momento em que a soma das pressões do vapor de cada substância se iguala a pressão atmosférica. A temperatura na qual a mistura é destilada é, portanto, menor do que o ponto de ebulição de qualquer componente puro ali contido.
Quando se usa água como um dos componentes na destilação por araste, pode se ter à destilação de compostos orgânicos a uma temperatura inferior a 100 °C. Isso é considerável valor na destilação de substâncias que se decompõem no seu próprio ponto de ebulição ou em um bem próximo.
Assumindo que a lei dos gases é aplicável, a composição do vapor, e , portanto, do destilado pode ser calculada já que a pressão do vapor (p) de cada componente é diretamente proporcional ou seu número de moles (n) presente no vapor.[1]
Para o sistema de dois componentes, vapor d’água e substância A, temos:
P(H2O)∙18/PA∙MA = p(H2O)/PA[1]
2) Objetivos:
Fazer o isolamento do óleo essencial de uma especiaria (canela em casca) através da destilação por arraste a vapor.
3) Materiais e métodos.
Equipamentos:
- Destilação simples:
Vidrarias:
Béquer (2)
Balança analítica
Suporte universal
Mufa