Destila o fracionada e destila o por arraste de vapor
Destilação consiste na separação de líquidos de suas eventuais misturas, por passagem do estado líquido ao estado de vapor e posteriormente, devido à condensação, retorna ao estado líquido, com auxílio de calor e/ou por redução de pressão. Os tipos mais comuns de destilação são: destilação simples, destilação fracionada, destilação a vácuo e destilação por arraste de vapor. Nesse experimento usamos a destilação fracionada e a por arraste de vapor.
Destilação fracionada: Quando os componentes da mistura apresentam pontos de ebulição muito próximos, o mais leve excesso de aquecimento é suficiente para evaporá-los juntos.
Recorre-se então, à destilação fracionada: nesse caso, o tubo de vidro é substituído por uma coluna de fracionamento. Seu princípio básico é fazer com que os vapores percorram o trajeto mais difícil e longo possível. A coluna aumenta a superfície de contato fazendo com que parte do vapor do líquido menos volátil volte a se condensar aumentado sua concentração no interior do balão. Dessa maneira, o vapor do líquido menos volátil condensa-se com maior facilidade em contato com as paredes frias da coluna, retornando ao balão. Enquanto isso, o líquido mais volátil é completamente destilado.
Na realidade, a função da coluna é possibilitar uma série de evaporações e condensações sucessivas, em operações que são favorecidas pela troca de calor entre o vapor quente que sobe e o líquido mais frio que desce. Uma coluna será tanto mais eficiente quanto maior a superfície interna de contato que oferecer entre líquido e vapor. Quanto menor a diferença entre os pontos de ebulição dos líquidos, maior deverá ser a altura coluna ou a área de contato. Existem vários tipos de coluna de fracionamento, com anéis de vidro, em espiral etc.. No experimento foi misturado, em um balão de fundo redondo, 25ml de tolueno e 25ml de acetona juntamente com algumas pedras de porcelana para evitar uma possível ebulição