CÁLCULO
A conta tem alguns elementos essenciais, quais são: título, data da ocorrência do fato contábil, histórico do fato contábil, valor lançado a débito, valor lançado a crédito e o saldo. Abaixo, temos um modelo gráfico de uma conta.
DATA HISTÓRICO
DÉBITO
CRÉDITO
SALDO
D/C
2 - DÉBITO, CRÉDITO E SALDO
Conforme já visto, as contas tem elementos essenciais para a determinação de sua estrutura, no entanto, usaremos uma forma mais simples de trabalhar denominada razonete ou representação em T da conta. Assim temos:
título da conta
débito Crédito
O lado esquerdo recebe os valores lançados a débito (debitados), o lado direito os valores lançados a crédito (creditados), e o saldo, apurado ao final pela diferença entre débitos e créditos, ficará a esquerda se for devedor (débito > crédito) e ficará a direita se for credor (débito < Crédito). Se os valores a débito e a crédito forem iguais, o saldo será zero (nulo). Débito e crédito assim como Ativo, Passivo Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas, são expressões cujo significado decorre de convenção contábil. Não devemos associar estas expressões a outros significados fora do contexto contábil, pois certamente, em muitos casos, nos depararemos com conceitos totalmente diversos daqueles consagrados pela ciência contábil.
2.1 - MECANISMO DE DÉBITO E CRÉDITO - A movimentação das contas através dos lançamentos, diminui ou aumenta o valor dos elementos por elas representados, ou seja, através dos débitos e créditos, as contas serão aumentadas ou diminuídas em seus valores dependendo da natureza dos elementos que estas representam. Resumindo, podemos apresentar o quadro abaixo:
Contas
Aumentos
Diminuições
Saldo
Ativo
Débito
Crédito
Devedor
Passivo
Crédito
Débito
Credor
P. Líquido
Crédito
Débito
Credor
Receitas
Crédito
Débito
Credor
Despesas
Débito