Curta - Metragem
Curta Metragem é um filme curto, como o próprio nome nos diz. Normalmente são filmes de até 30 ou 40 minutos de duração.
Bem, nos primórdios do cinema, todos os filmes eram Curtas Metragens. Este é um reconhecimento banal e realmente nada de extraordinário como tal. Mas o que é interessante é que, após mais de cem anos de avanços técnicos e estéticos, algumas das características e critérios que identificavam um curta metragem na época ainda são válidas hoje: um curta metragem é definido pelo seu comprimento. A forma curta é também um meio de inovação, tão versátil quanto o próprio cinema. Olhando para as coisas desta perspectiva histórica, talvez possamos ter sucesso a contornar algumas das dificuldades que enfrentamos em definir o que exatamente é um Curta Metragem.
Na tentativa de definir curta metragem, automaticamente enfrentar o dilema de que, para além de seu tempo de execução, não há critérios precisos ou características inequívocas que se aplicam a todos os curtas-metragens. Analogias com o mundo da literatura também estão fadados ao fracasso, porque o conto que é muitas vezes invocada para comparação é limitada ao domínio da ficção só – histórias. Deduções com base na poética e dramaturgia de curta-metragem, enquanto estes são certamente útil e pode ser aplicada com algum sucesso, são, consequentemente, válida somente para o filme de ficção curta.
Definimos então que: Curta Metragem é um filme de duração limitada e tema livre.
O dilema surge quando ignoramos o fato de que “Curta Metragem” não é uma descrição de gênero ou categoria, mas sim um termo genérico utilizado desde os primórdios do cinema para descrever todas as formas possíveis e gêneros de “filmes curtos” (Short Films). O que torna o curta metragem interessante. No curta, todos os elementos do cinema estão presentes. Ele desfila diante de nós uma vasta panóplia de vida em todas as formas imagináveis: de cangurus boxeadores, dança de cigarros e chapéus voadores,