Ciclo de Calvin
TRABALHO DE BIOLOGIA
CICLOS DE CALVIN
SÃO PAULO 2013
Colégio Anna Tavares
Beatriz de Matos N°01
Trabalho de Biologia
Ciclos de Calvin
Projeto de pesquisa apresentado ao Professor Thiago de Carvalho abordando os ciclos de Calvin e suas características.
SÃO PAULO
2013
Sumário
1-
2-
3-
4- Mapas conceituais-----------------------------------------------------------------14
5-
6-
7-
8-
9-
10-
11-
12-
13-
14-
15-
16-
17- Resumo
18- O Ciclo de Calvin é a fase não luminosa da fotossíntese, este ciclo é comum para todas as plantas, embora C4 e CAM possuem mecanismos auxiliares de fixação de carbono.
19- O ciclo começa com a reação de uma molécula de CO2 com um açúcar de cinco carbonos conhecido ribulose difosfato catalisada, a redução do CO2 é feita a partir do fornecimento de hidrogênios pelo NADH2 e a energia é fornecida pelo ATP.
20- O ciclo de Calvin tem dois estágios: A fase de produção e a fase de recuperação.
21- Fotossíntese C3 é uma das vias metabólicas para a fixação do carbono. Este processo converte o dióxido de carbono e a ribulose-bisfosfato em 3 fosfoglicerato. Esta reação ocorre em todas as plantas como primeiro passo do ciclo de Calvin.
22- As plantas C4 podem ser facilmente reconhecidas anatomicamente. Um corte transversal da folha mostra uma diferença estrutural. Estas plantas também apresentam especificidades anatômicas, fisiológicas e bioquímicas características que constituem o mecanismo C4. Apresentam uma alta taxa de fotossíntese líquida associado com um alto ponto de saturação de luz. Plantas C4 possuem alta afinidade por CO2, diminuem a concentração relativa de O2 e limitam a foto-respiração,
23- CAM é uma abreviação que significa Metabolismo do Ácido das Crassuláceas. As plantas CAM são capazes de fixar CO2 durante o escuro usando parte da via C4, perdem de 50 a 100g de água por