Curta-metragens-antropologia
O trabalho consiste em uma analise de 4 filmes escolhidos por nós, onde devemos aplicar na leitura deles os conceitos e comentários feitos em aula.
Os filmes foram escolhidos após algumas discuções durante encontro para desenvolver o trabalho e troca de diversos emails, a qual a dupla procurou dentre os títulos disponíveis no porta curtas, temas próximos e de interesse de ambas.
Procuramos mesclar os conhecimentos e experiências cotidianas com o que foi dito em aula e mencionados através dos textos enviados em referencia as matérias discutidas em sala.
Os curtas escolhidos foram, BMW vermelho, Capital Circulante, Meow e a alma do Negócio, que retratam o comportamento da sociendade em relação a bens de consumo, escolhidos ou impostos e o poder que a mídia publicitária tem em manipular os desejos e a cultura de uma nação para de alguma forma moldar a cultura e o comportamento social destes.
A alma do Negócio mostra um perfeito casal-propaganda leva uma vida feliz e tranqüila até descobrir que seus maravilhosos produtos podem fazer muito mais do que prometem. BMW vermelho retrata a história de uma família humilde que recebe um verdadeiro presente de grego: um carro de luxo, que não pode ser vendido por dois anos. Para piorar a situação, ninguém sabe dirigir. O tempo passa, e o automóvel acaba tendo usos bastante inusitados, conforme sinopse.
Capital Circulante é uma bem humorada história da luta pela sobrevivência nas ruas do Rio de Janeiro, que tem como personagem principal um carro importado "esquentado". Seus breves proprietários são pessoas de todas as classes sociais que fazem de tudo para possuí-lo mesmo que por alguns minutos. Meow, um gato esfomeado fica sem leite, e é convencido a tomar um certo refrigerante. Será ele mais uma vítima da globalização? Terá ele salvação? O intuito do trabalho é tentar encontrar uma forma de entender como funciona a questão da publicidade e