Resenha do documentário “hope – visions of whitefeather”
288 palavras
2 páginas
Pontifícia Universidade Católica de CampinasTrabalho de Antropologia:
“Hope – Visions of Whitefeather”
A pequena animação “Hope – Visions of Whitefeather” retrata a história da sociedade humana em seus diferentes estágios de desenvolvimento.
Com um visual de característica pré-colombiana o filme apresenta efeitos sonoros que entram em concordância com o avanço da humanidade. Resumem-se em músicas derivadas dos povos nativos americanos e um som muito especial que causa, durante todo o filme, certa perturbação, que são as batidas de um coração que aceleram e desaceleram de acordo com a cena apresentada.
Durante o desenvolvimento do curta-metragem identifica-se no homem a sua habilidade para construir e também para destruir. Mostra o momento em que a humanidade aprende a retirar recursos do planeta e o avanço que as suas novas invenções trazem para a sociedade. Porém, mesmo com toda a tecnologia existente, o homem sempre procura por mais e isso gera diversas consequências negativas para a Terra e para a própria humanidade, como a destruição em sua estrutura natural, a miséria e as guerras, devido a cultura consumista das sociedades e sua característica egocêntrica.
A narração baseia-se na premonição dos povos nativos americanos onde, durante o final, mostra a característica mais marcante do ser-humano, a de reconstruir e inovar. Dentro da animação existem várias quebras de paradoxos como a transformação das armas em instrumentos para a agricultura e protestos contra o governo, ou seja, a guerra se convertendo em paz.
O filme mostra os altos e baixos da história humana, a capacidade do homem em avançar e perceber, mesmo que com um período de tempo, as consequências de suas invenções. Em “Hope – Visions of Whitefeather” enxerga-se o poder que a paz traz sobre a