cinema
A invenção da fotografia, e da fotografia animada, foram momentos cruciais para o desenvolvimento não só das artes como da ciência, em particular no campo da antropologia visual.
Surgimento
O cinema existe graças à invenção dos Irmãos Lumière que inventaram o cinematógrafo no fim do século XIX. Em 28 de dezembro de 1895, na cave do Grand Café, em Paris, realizaram os dois engenhosos irmãos a primeira exibição pública e paga da arte do cinema: uma série de dez filmes, com duração de 40 a 50 segundos cada (os primeiros rolos de película tinham apenas quinze metros de comprimento). Os filmes até hoje mais conhecidos desta primeira sessão chamavam-se "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Ciotat", cujos títulos exprimem bem o seu conteúdo.
Cinema mudo
Devido á tecnologia escassa os filmes antigos ainda não tinham som e levariam anos e anos para chegar, o cinema mudo consistia em os atores gesticularem com mimicas e também com a ajuda de letreiros que auxiliavam na compreensão melhor da historia apresentada e na execução de musicas e trilhas sonoras e até efeitos de sonoplastia durante a exibição já que não se podia ter áudio dentro do filme.
O que se mais caracterizou foi o romance, com historias apaixonantes e finais felizes ou não, e também o humor que marcou bastante com a chegada de Charlie Chaplin que iria anos seguintes dar origem e inspirar “os três patetas” que produziam curta-metragem cômicos e marcaram pelos numerosos episódios que no fim do grupo protagonizaram 190 curtas.Com a popularização do filme se deu origem á vários outros gêneros onde surgiu o drama que também pode ser misturado