a importancia da qualidade de vida para o trabalhador em enfermagem
Andressa de Mello Ramalho¹ Suely Amorim de Araújo²
Resumo
A qualidade de vida no trabalho para o trabalhador em enfermagem é extremamente importante, pois atualmente os mesmos têm enfrentado em sua grande maioria, condições de trabalho geralmente insatisfatórias. Os profissionais submetem-se ao trabalho em organizações cuja hierarquia é verticalizada, sujeitam-se a jornadas duplas pela necessidade de melhorar a renda familiar e ter uma vida digna, conseqüentemente, a sua vida fora do trabalho, além de trabalharem em ambientes intensamente insalubres. Neste contexto, há uma baixa qualidade de vida no trabalho da enfermagem, além de aumentar os riscos de iatrogênias e acidentes no trabalho. Este presente estudo teve como objetivo demonstrar a importância da qualidade de vida para o trabalhador em enfermagem. Sendo necessária uma mudança do ponto de vista do empregador no sentido de fornecer melhores condições de trabalho aos profissionais de enfermagem e dos mesmos no sentido de reivindicar e lutar por melhores condições de trabalho e remuneração.
Palavras-chave: Qualidade de Vida. Trabalho. Enfermagem
1 INTRODUÇÃO
Notamos que o trabalho é essencial para o homem, através do qual o mesmo adquire seu sustento e de sua família. E também através deste que o individuo se satisfaz profissionalmente.
O trabalho é muito importante para o ser humano, é significativo para o seu desenvolvimento e sua realização. Durante a sua vida profissional interno ou externamente do ambiente de trabalho o trabalhador precisa sentir-se bem, respeitado, humorado, perceber que o seu trabalho é reconhecido e satisfeito ao realizar as suas atividades profissionais.
Surgiram várias interrogações sobre o bem-estar do homem no trabalho, e os pesquisadores fizeram do trabalho humano um objeto de estudo, para construir bens necessários à vida, e