Roteiro Curta Metragem
Ensaio sobre a Metamorfose (por Bruno Barbosa )
Parte 1 -
A cena se passa em uma casa antiga, construída ainda na virada do século,
Com tons pasteis, pé direito alto e iluminada pelos lampiões ao longo dos cômodos. A noite está chuvosa. O barulho do vento se mistura com uma música aguda que caminha entre o suspense e a angústia. A rua está vazia, e a visibilidade é quase zero, a única coisa visível são as luzes dos postes e um vulto que passa correndo desesperadamente.
- Cena 1 –
Um vulto atravessa a rua correndo, chega na porta de casa e tenta abrir desesperadamente a porta segurando um molho de chaves grandes e antigas. Está escuro então são necessárias algumas tentativas para acertar qual é a chave certa.
( Camera panorâmica acompanha a personagem correndo na chuva. Descola e desce acompanhando a linha do prédio focando nas mãos da personagem )
- Cena 2 –
Helena observa atentamente a disposição dos objetos no seu apartamento. Tudo está como havia deixado. Papeis espalhados por todos os cantos por conta de uma janela que se encontra aberta, provavelmente por causa da chuva.
( Camera solo acompanha os passos que deixam o chão de madeira molhado. Camera 2 foca na janela aberta que se movimenta de forma intensa por causa do vento )
- Cena 3 –
A mulher tira o sobretudo, larga em cima do sofá e corre em direção ao banheiro.
Entra no banheiro, gira a torneira da banheira, enquanto tira a roupa.
Sobe o vapor da água quente, e ela entra dentro da banheira.
( Camera caminha pela sala acompanhando a trajetória até o banheiro.
Camera dois foca na torneira. Em seguida foco no vapor e no espelho que fica embaçado. )
Continuação...
Helena entra na banheira quente. Os pés ficam submersos na água. E uma mancha colorida vibrante invade a transparência da água.
Escuta um som de choro junto com pequenas orações e pedidos.
Helena: “ Por que? Por que isso ta acontecendo comigo”
Som