curta metragem
DISCIPLINA : ARTE
PROFESSORA: Miriam Pires
1º Ano
Elementos da Linguagem Teatral
DRAMATURGO: (Do grego dramaturgos, autor dramático). O dramaturgo é o autor de dramas (comédia o tragédia). Atualmente, o costume francês prefere o termo autor dramático. É encarregado de: * Escolher as peças do programa em função de uma atualidade ou de uma utilidade qualquer; combinar os textos escolhidos para uma mesma encenação. * Efetuar as pesquisas de documentação sobre e em torno da obra. * Adaptar ou modificar o texto (montagem, colagem, supressões, repetições de passagens); eventualmente, traduzir o texto, sozinho ou em colaboração com o encenador. * Destacar as articulações de sentido a inserir a interpretação num projeto global (social, político, etc.) * Intervir de tempos em tempos, durante os ensaios, como um observador crítico cujo olhar é mais “fresco” do que aquele do encenador, confrontado cotidianamente com o trabalho cênico. O dramaturgo é então o primeiro crítico interno do espetáculo em elaboração. * Assegurar a ligação com um público potencial. Literato: trabalha com a visualização. Dramaturgo: trabalha com a ação.
DIRETOR: A figura do diretor de teatro contribui grandemente não só para a gestão, mas também para a estética dos espetáculos. O diretor está ali para nos lembrar que a administração é parte integrante da criação: não apenas em relação ao orçamento de funcionamento, porém, mais ainda, quanto à programação: o diretor tenderá naturalmente a propor assinaturas que assegurem uma temporada tranqüila; recomendará exigências para peças ou estilos já comprovados; só assumirá compromisso com co-produções rentáveis – são vários os imperativos econômicos que se imporão às jovens companhias ou aos encenadores.
ENCENADOR: Pessoa encarregada de montar uma peça, assumindo a responsabilidade estética e organizacional do espetáculo, escolhendo os atores, interpretando o