Currículo por competências
- Definição:
Competência é a capacidade de agir de maneira eficaz em determinada situação enfrentando a situação da melhor maneira possível, utilizando-se de conhecimentos e recursos cognitivos complementares. Também é de articular um conjunto de esquemas de modo a mobilizar diversos conhecimentos, colocando-os em prática
A competência não se trata da simples implementação de conhecimentos ou procedimentos, mas sim da assimilação, pois a apropriação de numerosos conhecimentos não permite sua mobilização em situações de ação.
Currículo é o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes que são considerados importantes para serem trabalhados na escola.
Dessa forma, entendemos como currículo por competências uma organização de conteúdos sustentada pelo entrelaçamento estratégico e didático de teoria, prática e pesquisa, no sentido de promover uma ambiência de ensino/aprendizagem interdisciplinarizada, onde qualquer problematização envolva o concurso de várias disciplinas para a sua resolução.
- Origem da discussão:
O currículo por competências, teve origem no limiar dos anos 70, nos Estados Unidos cujos autores eram identificados com a perspectiva tecnicista e caracterizado por seu caráter instrumental, apresentava como estratégias metodológicas a definição de um perfil profissional a ser formado no qual as respectivas competências a serem demonstradas estavam listadas.
No decorrer dos anos 90, a noção de competência inspirou uma reescritura mais ou menos radical dos programas educacionais em Québec, na França e na Bélgica. Na Suíça, a questão começou a ser debatida porque a revisão dos planos de estudos coordenados estavam na ordem do dia e, simultaneamente, porque a evolução para os ciclos de aprendizagem exigia a definição de objetivos-núcleos ou de objetivos de final de ciclo, frequentemente concebidos em termos de competência.
- Possibilidades de