Proposta de trabalho professor coordenador
O grande desafio da educação básica no Estado de São Paulo, nos dias de hoje, é a melhoria da qualidade.
O compromisso da SEESP é ofertar educação de qualidade para todos os alunos da rede pública estadual.
Nas últimas décadas do século XX, o país viveu um ciclo de forte expansão da oferta de matrículas públicas de Ensino Fundamental e Médio. Mudanças sociais, políticas e demográficas no Brasil definiram tal necessidade. Até então, a escola brasileira era programada como lugar para minorias. O crescimento acelerado das matrículas incorporou novos desafios de diversas naturezas: expansão de infraestrutura; gestão pedagógica e administrativa de escolas e redes; incorporação de um enorme contingente de alunos e professores de todos os estratos sociais. A educação deixou de ser para poucos e transformou-se em educação para todos.
Em paralelo, nesse mesmo período, assistiu-se a uma revolução nas áreas de comunicações e de tecnologia que provocou mudanças profundas na relação com a informação, com o conhecimento e com as formas de aprendizagem. O ciclo de crescimento quantitativo ainda não se concluiu, mas deverá se esgotar em alguns anos. Ao mesmo tempo, a qualidade assume dimensões prioritárias. Por essa razão, desde o início do século XXI, a educação básica enfrenta a urgência de garantir não apenas que todos ingressem na escola, mas também que todos aprendam. Em São Paulo, o Ensino Fundamental está universalizado e o Estado é o mais avançado do país na universalização do Ensino Médio. A qualidade do ensino na rede de escolas públicas ainda é um desafio
Os números
Numericamente, trata-se de uma "cidade da Educação", da qual você é um cidadão. Observe os quadros a seguir, neles não estão computados os prestadores de serviço como equipes de limpeza e de cozinha, vigias e outros profissionais não docentes.
As estruturas
A educação escolar é a maior área de políticas públicas porque atende à totalidade da